quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Integração tem nome!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009
“Não sou da Portela, mas gosto de samba!”. Foi com essa descontração que um senhor alto, magro, grisalho de terno escuro e gravata vermelha se apresentou aos executivos do ABN Amro Real. Vice-presidente executivo do Santander na Espanha, Marcial Portela Álvarez foi quem conduziu a integração do Santander ao ABN Amro Real.

Nos últimos anos, não é difícil ouvir sobre a aquisição de instituições financeiras, mas é fácil perceber o quanto isso interfere na identidade dessas organizações e na forma como seus colaboradores a percebem. O grupo Santander, buscou amenizar esse impacto por meio de seu desenvolto vice-presidente. Portela estabeleceu uma rotina de visitas freqüentes ao Brasil. Hoje, ele pode ser visto duas semanas por mês nos escritórios do banco no país sua principal função é garantir que a operação brasileira funcione dentro das políticas e diretrizes do Santander.

Esse foi o grande desafio que o grupo encontrou, pois sua imagem de agressividade e centralização era oposta ao do recém adquirido Real, que sempre levantou a bandeira da sustentabilidade e era acompanhado pela matriz a distância. Nesse caso, a decisão do grupo foi alinhar o que havia de melhor nas duas empresas e formar um novo Grupo Santander, ainda agressivo, mas pensando na sustentabilidade. Essa nova cultura foi implementada por Portela, que buscou sempre agir com tranqüilidade e transparência, pois sabia que o desafio era não alarmar os colaboradores e fazer com que eles compreendessem essa nova diretriz da empresa. A previsão é que o processo de integração esteja completamente concluído no segundo semestre de 2010, quando a marca Real deixará de existir.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fusão & Aquisição © 2008. Design by Pocket