segunda-feira, 1 de junho de 2009

Construção da marca institucional

segunda-feira, 1 de junho de 2009
Quando ocorre uma fusão entre companhias, suas culturas organizacionais se mesclam e a comunicação precisa ser trabalhada no ambiente interno e externo para manutenção da credibilidade e motivação dos funcionários. A maneira como as ações serão direcionadas influenciará diretamente na imagem corporativa e na construção da identidade da marca. Deve ocorrer um alinhamento e todos os públicos precisam ser informados de forma clara.
Como exemplo recente, e duas vezes abordado neste blog, tem-se a BRF Brasil Foods, fusão de duas empresas concorrentes e com culturas antagônicas. A empresa tem realizado diversas ações de comunicação para consolidação da marca. Uma delas é a campanha lançada dia 20/05 (quarta-feira) com a Marieta Severo.





A publicidade utiliza uma personagem que transmite confiança e imagem familiar, comunica a fusão das duas empresas e o surgimento da grande multinacional brasileira, despertando em todo o discurso o conceito de orgulho nacionalista.
Além da campanha, a nova marca está presente no Twitter e já tem um portal de acesso - no momento em construção - apenas com um canal de fale conosco.
Os funcionários da Sadia e da Perdigão foram informados da fusão na terça-feira, 19 de maio, por meio de uma mensagem eletrônica do grupo e assistiram a um vídeo de boas vindas cada um com o seu presidente, Luiz Fernando Furlan e Nildemar Secches, respectivamente. O texto utilizado no discurso foi o mesmo, o que alinhou a informação para o público interno das duas organizações e reafirmou a idéia de uma empresa única, forte e como diz Furlan "campeã".
No Orkut, os funcionários já criaram comunidades para a gigante brasileira e estão aparentemente divididos- alguns seguros, pois acreditam que a empresa ainda mais forte será um avanço positivo para todos e outros que abordam nos tópicos o possível corte de funcionários.
As duas companhias divulgaram à imprensa que se comprometem a não demitir em razão da fusão:
"Em princípio, a fusão não gera sobreposição de fábricas. Com a união gerando sinergia e maior competitividade, certamente haverá uma expansão da produção e de novos mercados", afirmou Furlan. "Não há nenhuma previsão de demissões, as empresas andarão em paralelo. (...) Continuaremos sendo um dos três maiores empregadores brasileiros, com mais de 100 mil pessoas trabalhando."
Levanta-se, portanto, com esta possível insegurança dos funcionários, a questão da eficácia da comunicação interna.

Importante comentar também, a estratégia utilizada pela BRF Brasil Foods na apresentação do logotipo, estampando-o na camisa do Corinthians. Mesmo que o patrocínio permaneça da Batavo, não há como negar que a ação foi muito boa. O time tem grande representatividade e comentários sobre a nova marca repercutiram também em fóruns de comunidades corinthianas.




Fontes: Estadão http://www.administradores.com.br/artigos/bastidores_da_criacao_da_brasil_foods/30294

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